O Mago - A biografia de Paulo Coelho



O Mago - Fernando Morais (Editora Planeta)

Fernando Morais no livro "O Mago" retrata a vida do mais famoso escritor brasileiro da atualidade: Paulo Coelho, dito o mago. Conhecido por seu envolvimento com magia, ocultismo, misticismo e religião, Paulo Coelho é o autor brasileiro mais vendido no mundo, seus livros já ultrapassaram a marca de 100 mil exemplares vendidos, e Paulo é o único autor vivo a ser traduzido em mais línguas do que William Shakespeare.

Celebridade internacional, vendendo idéias que seduzem leitores das mais diversas culturas, polêmico no mundo literário, e com uma trajetória de vida impressionante, Paulo Coelho é um prato cheio para qualquer escritor. Mas Fernando Morais, um dos melhores escritores brasileiros do gênero, que já retratou em suas páginas figuras históricas como Olga e Chatô, fez desta história um grande banquete literário. Na profunda pesquisa e investigação, Morais retrata de forma quase jornalística a vida de Paulo desde o nascimento problemático no Rio até os dias atuais de celebridade mundial.

Tendo acesso aos diários que Paulo escreveu durante quarenta anos, a biografia revela não só os eventos da vida do escritor, mas também seus sentimentos íntimos com relação a eles. A impressionante obsessão por ser um escritor famoso, a parceria com Raul Seixas, o misticismo e o envolvimento com magia, como seus livros foram criados, o envolvimento com drogas e as experiências sexuais e afetivas, a conflituosa relação com os pais, os dias de celebridade... está tudo lá, magistralmente escrito e documentado nas mais de 630 páginas (que parecem muito menos!).

Fernando Morais é o mago das biografias, e a sua prosa inteligente e fascinante fazem desta, leitura obrigatória. Como disse Gabriel Brust, jornalista da Zero Hora de Porto Alegre (numa velada crítica a Paulo Coelho): "esta tem tudo para ser a obra mais vendida entre as que envolvem o nome do escritor. Isso porque, além de agradar aos fãs, deve impressionar também quem gosta de boa literatura".

Vale a pena também conferir o site do escritor Fernando Morais - http://www.fernandomorais.com.br - totalmente dedicado ao livro, onde é possível conferir a opinião da mídia e de escritores sobre o livro, fotos exclusivas, e tudo sobre a criação da biografia que, na minha opinião, estabelece um novo patamar de qualidade neste gênero literário.

Cristina Pereira

Artigo publicado na Revista Íntegra (www.revista-integra.blogspot.com)